quinta-feira, 2 de maio de 2013

Bendita és tu, entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.



         Isabel, movida pelo Espírito Santo, exaltou a presença de Jesus no ventre de Maria. Esse fruto bendito gerou muitos outros frutos, pois ele veio ao mundo motivado pelo amor. Maria torna-se habitação viva de Deus entre nós. Como portadora da Salvação põe-se a caminho e no encontro serviçal com sua prima Isabel experimenta a alegria da realização das promessas de Deus.
Assim que entrou na casa saudou Isabel que iluminada pelo Espírito Santo compreendeu os acontecimentos e exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” (Lc 1,43-44). Que encontro maravilhoso entre estas duas mulheres (Maria e Isabel) e das duas crianças (João Batista e Jesus), primeira e segunda aliança que se entrelaçam. O Evangelho abraça dois extremos: a humildade de uma serva que vai ajudar sua prima no fim da gravidez reforçada nesta disponibilidade por estar ela mesma grávida e a grandeza de seu Senhor que ela exalta no júbilo do Magnificat.
Que encontro maravilhoso de duas mulheres agraciadas com o dom da fecundidade e da vida. O evangelista relata em uma única cena dois momentos extraordinários: duas gestantes, uma cheia do Espírito Santo e outra bendita entre as mulheres trazendo em seu ventre o fruto bendito: o Salvador. O texto afirma que Isabel é cheia do espírito Santo, pois além de idosa e estéril está gestante. O Salvador presente no seio de Maria vai ao encontro de Isabel que simboliza a humanidade inteira.
“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” – São João Crisóstomo disse que “Deus escolheu Maria para Sua Mãe na terra, porque aqui não achou virgem mais santa e perfeita que ela, nem lugar mais digno para Sua morada do que seu sacrossanto seio.”.
“A criança estremeceu de alegria no meu seio”- O Beato João Paulo II ensinou: “A Virgem Santa, que leva no seio o Filho concebido por obra do Espírito Santo, irradia à sua volta graça e alegria espiritual. É a presença do Espírito em Si que faz exultar de alegria o filho de Isabel, João, destinado a preparar o caminho para o Filho de Deus feito homem. Onde está Maria, está Cristo; e onde está Cristo, está o seu Espírito Santo, que procede do Pai e d’Ele mesmo no mistério sacrossanto da vida trinitária”.
“Isabel ficou cheia do Espírito Santo” – O Papa Bento XVI disse que “onde Maria chega está presente Jesus. Quem abre o seu coração à Mãe encontra e acolhe o Filho e é tomado da sua alegria. A verdadeira devoção nunca ofusca nem diminui a fé e o amor a Jesus Cristo nosso Salvador, único mediador entre Deus e os homens. Ao contrário, a entrega a Nossa Senhora é um caminho privilegiado, experimentado por tantos santos, para um seguimento fiel do Senhor. A Ela, portanto, confiemo-nos com filial abandono!”
Maria, a Mãe do Senhor – O Beato João Paulo II disse que “Isabel dá testemunho acerca de Maria: reconhece e proclama que diante de si está a Mãe do Senhor, a Mãe do Messias. Neste testemunho participa também o filho que Isabel traz no seio: “estremeceu de alegria o menino no meu seio” (Lc 1, 44). O menino é o futuro João Batista, que, nas margens do Jordão, indicará em Jesus o Messias”.
O Catecismo (717) ensina: “Apareceu um homem, enviado por Deus, que tinha o nome de João” (Jo 1, 6). João é “cheio do Espírito Santo já desde o seio materno” (Lc 1, 15), pelo próprio Cristo que a Virgem acabava de conceber por obra e graça do Espírito Santo. A ”visitação” de Maria a Isabel tornou-se, assim, “visita de Deus ao seu povo”.

Por: Pe. Cláudio Dantas de Oliveira
Vigário paroquial de São João do Sabugi e Ipueira-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário